top of page

LASER FRACIONADO ABLATIVO - LASER DE CO2 e LASER DE ERBIUM (Er:YAG)

Os laser ablativos são atualmente o procedimento mais usados no mundo visando o rejuvenescimento da pele de forma intensiva. Por conseguinte, quase todas as empresas de grande porte especializadas em dispositivos médicos oferecem alguma solução com tais tecnologias - laser de CO2 (gás carbônico) e lasers de Er: YAG (Erbium:YAG). 

Rugas periorais (código de barras)

Estes lasers fazem a ablação da pele através de sua intensa afinidade pela água contida na pele (fototermólise seletiva). Assim, ao atingir a pele, rica em conteúdo aquoso, geram seu rápido aquecimento com consequente imediata vaporização e retração da pele (epiderme e derme), melhorando a textura e flacidez.  Por serem fracionados, apenas colunas de pele são removidas, deixando a pele adjacente a estas colunas intacta, o que diminui o tempo de recuperação e aumenta a segurança do tratamento em relação aos peelings médio-profundos. 


Por induzirem um amplo remodelamento do colágeno e ainda removerem parte da epiderme, os laser ablativos são indicados não apenas para rejuvenescimento, mas também para o tratamento de cicatrizes de acne, cicatrizes traumáticas, cicatrizes cirúrgicas, estrias, flacidez e ainda manchas na pele (ceratoses seborreicas, nevos epidermicos, hiperplasias sebáceas, etc.). 

Laser de CO2

O procedimento é relativamente rápido, feito com anestesia tópica, bloqueio anestésico, e jatos de ar frio, demorando em torno de 20-60 minutos dependendo do local e extensão a ser tratada. Normalmente são necessárias de 2 a 6 sessões para se atingir os resultados esperados, mas deve-se ter em mente a necessidade de manutenção visando manter os resultados, especialmente se a agressão à pele não cessar (exposição solar, tabagismo, etc.).


Após o tratamento, a maioria dos pacientes descreve a sensação de queimor que, em geral, cessa após 2 horas, e pode ser minimizado pelo uso de anestesia infiltrativa (bloqueio) durante a sessão, uso de analgésicos orais e pela realização de compressas geladas de camomila. Nos primeiros dias (2-4 dias) após a aplicação do Laser Fracionado de CO2 e do Laser de Érbio, a pele tratada deve ficar eritematosa (avermelhada), com leve a importante edema (inchaço), e apresentar pequeno sangramento, a depender da intensidade do tratamento. A partir do terceiro ou quarto dia  nota-se a formação de uma crosta muito fina sobre a pele, a qual será rapidamente eliminada. Frequentemente a pele volta ao normal em torno de 5 a 7 dias, havendo necessidade de afastamento das atividades do dia-a-dia sobretudo no período dos 3-4 primeiros dias pós-tratamento.

Indicações:
-  Rejuvenescimento da pele (dano solar com aspecto amarelado e de "casca de laranja")
- Tratamento das cicatrizes de acne 
- Tratamento de poros abertos / poros dilatados
- Tratamento de estrias antigas ou recentes
- Tratamento de flacidez e rugas faciais: periorbitárias (“pés de galinha”), periorais ("código de barras"), etc. 
- Tratamento de flacidez da pele
- Tratamento de manchas senis e solares
- Tratamento para olheiras (por redundância de tecido local)

A combinação dos laser ablativos com outras técnicas, como o ultrassom microfocado, ácido poli-L-lático (Sculpra) e fios de sustentação, ajuda a otimizar resultados quanto a flacidez facial e a perda do contorno inferior da face. 

Restrições:

Gestantes, pacientes tratados com isotretinoína (Roactan) há menos de 2-3 meses e pacientes com infecção ativa (viral, herpes; bacteriana, acne ativa, etc.) não são candidatos para realizar o tratamento.


Embora os laser ablativos possam ser realizados em pacientes com pele parda a negra ou oriental, há necessidade de otimizar a intensidade do tratamento para tais pacientes, pois pode ocorrer hiperpigmentação transitória (manchas) em até 30% dos casos tratados. Neste caso, tratamentos seriados com menor potência, menor densidade dos feixes e com uso de parâmetros com menor dano térmico é o correto. Na Avallon Dermatologia e Ofalmologia temos disponível o laser de CO2  (e-CO2 Dual Deep, Lutronic, Israel), o qual oferece total liberdade na adoção de parâmetros mais seguros para a pele étnica. 

Pacientes com melasma facial ou corporal e pacientes com vitiligo ou portadores de doenças do colágeno (esclerodermia, lúpus eritematoso sistêmico, etc.) também devem ser avaliados com atenção quanto a indicação destas tecnologias.

Lasers Fracionados

Lasers Fracionados

Assista agora

www.clinicaavallon.com.br - clinicaavallon@gmail.com
Tel.: (61) 99119-9019  (61) 3327 3469

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Responsável Técnico: Dr. Orlando Oliveira de Morais, CRM-DF 16490

SHN QD. 01 Conj. A BL. F - Edifício Hotel Vision, Salas 209-213. Asa Norte - Brasília (DF)

bottom of page